Junta de Freguesia

Serviços

Informações Úteis

Turismo

História

A notícia mais antiga que há da freguesia de São Pedro, data da primeira metade do Sec. XV.
Era um curato da freguesia da Sé. Lê-se no testamento de Pêro Anes do Canto, datado de 1543, o seu desejo de ser enterrado numa das ermidas desta freguesia.
Lê-se em “A Fénix” que a igreja do apóstolo São Pedro era a terceira paróquia de Angra, criada em freguesia no ano de 1572 pelo bispo D. Gaspar de Faria, à qual pertenciam além dos moradores do bairro, desde o tanque grande do chafariz das covas até aos que viviam do portão da cidade, assim como parte de São Mateus, Fonte Faneca, Terra-Chã, que vinham a ser pouco menos de 300 fogos.
São Pedro foi elevado a freguesia por alvará de 20 de Maio de 1575.
Com uma área de 3.85 Km2 a freguesia de São Pedro é uma das 5 freguesias da cidade de Angra do Heroísmo. Fica situada a sudoeste de Angra, confrontando com o mar as freguesias de São Mateus, Terra-Chã, Santa Luzia e Sé.
É constituída pelos seguintes lugares: corpo principal da Freguesia (vai do chafariz do Alto das Covas aos Portões de São Pedro), Silveira, São Carlos, Bicas de Cabo Verde e Pico da Urze.
Esta freguesia tem bonitas paisagens. São Carlos e Pico da Urze eram antigamente lugares de veraneio, onde hoje existem quintas e pomares. Um pouco por toda a freguesia podem ver-se casas apalaçadas, que têm na fachada o brasão em pedra.

São Pedro com 3,85 km² de área e 3 638 habitantes (2001). Densidade: 944,9 hab/km². Localiza-se a uma latitude 38.5333333 (38°32') Norte e a uma longitude 28.5833333 (28°41') Oeste, estando a uma altitude de 7 metros.

Web Development © Via Oceânica 2009 - Todos os direitos reservados.